Loading

A importância das cores na decoração

shutterstock_271173746

As cores transformam qualquer espaço e deixam tudo mais a cara das pessoas que circulam por ali. No entanto, a escolha e importância delas vai muito além do gosto pessoal, uma vez que podem até influenciar o humor. A capacidade terapêutica das cores é chamada de cromoterapia e é estudada por diversos especialistas. Além disso, os tons de um ambiente podem dar a sensação de amplitude e deixar a decoração mais harmônica.

 

Há registros do uso da cromoterapia desde o Egito Antigo, quando flores coloridas e pedras precisas eram utilizadas em tratamentos. Com o passar dos anos, os efeitos das cores passaram a ser cada vez mais estudados e utilizados como tratamentos alternativos e auxiliares da medicina tradicional.

 

Mesmo sem estar com alguma doença física ou psicológica, a cor de um espaço tem efeito no humor das pessoas que circulam por ele. Dessa forma, a escolha de como você vai pintar as paredes da sua casa ou empresa fazem toda a diferença. Por isso, resolvemos trazer dicas sobre a importância das cores na decoração e como usá-las ao seu favor.

 

A influência de cada cor nos espaços

 

Laranja

 

Criatividade, comunicação e intelecto: essas são algumas características relacionadas a cor laranja. Tons alaranjados são recomendados para escritórios, além de sala de estar e cozinha. De acordo com a cromoterapia, ambientes com paredes pintadas de laranja deixam as pessoas mais animadas e  criativas.

 

Por outro lado, a cor deve ser evitada em cômodos como dormitórios, onde é necessário mais relaxamento e tranquilidade. A decoração em tons de laranja merece atenção para não ficar desarmoniosa.

 

Verde

 

O verde é associado à natureza, a tudo que é orgânico. Quando utilizado nos ambientes, oferece a sensação de frescor e calmaria, bem como a introspecção e o desenvolvimento do autoconhecimento. Pode ser utilizado em ambientes diversos, entretanto é necessário um equilíbrio com tons neutros, para que a decoração não fique pesada.

 

 

Lilás

 

Tanto o lilás quanto o violeta oferecem paz de espírito e tranquilidade. Seu uso é recomendado em ambientes que demandam relaxamento e boas energias, como quartos, cantinhos para a leitura, espaços para meditação ou yoga, entre outros. Em contrapartida, vale lembrar também o cuidado com os excessos e atenção a outros elementos da decoração para não perder a harmonia do local.

 

 

Azul

 

Os tons de azul estão ligados à meditação e à introspecção. Independente da tonalidade, essa cor é aplicada no ambiente com a finalidade de transmitir tranquilidade e relaxamento. Sendo assim, devido a esses efeitos, o azul é bastante recomendo para decoração dos dormitórios e locais de estudo.

 

 

 

Branco

 

O branco está ligado à paz, relaxamento e limpeza. Por ser um tom neutro, pode ser utilizado em qualquer ambiente, inclusive combinado com outras cores, equilibrando a decoração e oferendo mais harmonia. Em locais pequenos, proporciona a sensação de amplitude e, por consequência, faz os cômodos parecerem maiores. Contudo, quando aplicado em excesso, deixa os espaços sem personalidade e monótono demais.

 

Preto

 

O preto é associado à sofisticação, à masculinidade e ao charme. É bastante recomendado sobretudo para escritórios, salas de estar, porém também é aplicado em cozinhas e até em dormitórios, oferecendo charme, elegância e modernidade. Todavia, é preciso estar atento aos excessos para que os espaços não fiquem pesados e sombrios demais.

 

Mais cor, por favor

 

Agora que você já conhece a influência de cada cor no humor, é só escolher a favorita para cada cômodo, de acordo com a sensação que deseja obter. Vale lembrar que, embora um tom possa oferecer determinado efeito, é fundamental estar atento às cores dos móveis e objetos para não deixar a combinação confusa. Com isso, sua casa vai ficar muito mais bonita, cheia de personalidade e bom humor.

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT