Loading

MERCADO IMOBILIÁRIO: JUROS EM BAIXA, NEGÓCIOS EM ALTA

Juros itau

A Covid-19 mudou o paradigma da economia mundial. Diversas categorias sofreram com o isolamento da população. Com diversos mercados em crise, a saída para manter a roda da economia girando resultou na queda dos juros, chegando atualmente ao patamar mais baixo da série histórica.

Recentemente, o Copom (Comitê de Política Monetária), decidiu manter a taxa básica de juros no menor índice da série histórica, 2% ao ano,

Não importa o segmento que seja do seu interesse: seja para comprar ou vender, o mercado está ansioso para lhe ajudar a fechar negócio. Pelo menos é o que indica a avalanche de benefícios oferecidos por empresas e governos.

Itaú lança linha de crédito para competir com a Caixa

A resposta do mercado imobiliário à crise gerada pela pandemia acirrou a disputa pelos clientes. Nessa onda de movimentos agressivos, o Itaú lançou uma linha de crédito imobiliário corrigida pela poupança. Com isso, podem chegar até 90% dos financiamentos, sujeito a análise de crédito

A maior vantagem da proposta, válida apenas para imóveis residenciais, é a taxa fixa:

  • 3,99% mais o juro remuneratório da poupança. Atualmente, isso significaria uma taxa anual de 5,39%, bem mais atrativa que os 7,3% iniciais dos modelos clássicos de financiamento de imóveis.

Para entender melhor o que isso significa na prática, olhemos o exemplo de financiamento de um imóvel de 708 mil. Com a taxa de juros as linhas de crédito tradicionais, a parcela inicial seria de R$3.561.

  • Com a nova linha, a prestação seria de R$2.943.
  • Mantida essa taxa durante todo o período, num financiamento de 30 anos, isso representaria uma queda de quase 60 mil no valor total.

Quem tem o valor da entrada pode se beneficiar desse momento

O valor da entrada deverá ser de, no mínimo, 18% do valor do imóvel. O banco anunciou também que será possível utilizar o FGTS no financiamento caso a pessoa se enquadre nas regras da linha de crédito. É possível fazer o financiamento com a renda composta de duas pessoas.

Este novo modelo de financiamento de imóveis é uma resposta do banco ao plano da Caixa lançado no ano passado, que atrela os juros do financiamento ao IPCA. Além disso, o banco oferece uma carência de seis meses para o pagamento das prestações.

Quanto mais competição, mais você ganha

Nessa briga de bancos quem sai ganhando são os compradores. Seja quem procura sair do aluguel, seja quem pretende investir em imóveis, esta é, sem dúvidas, uma ótima época para pesquisar e barganhar, já que o preço final das propriedades também sofreu queda.

Os micro apartamentos, que antes da pandemia eram o segmento mais quente, sofreram uma queda na procura, já que agora a valorização dos imóveis com dois ou mais cômodos puxam a fila. Sendo assim, vale a pena olhar com mais carinho para as habitações menores.

Avalie com critério as diversas oportunidades

Por mais atrativo que seja o período, avalie com cuidado as opções para evitar surpresas desagradáveis durante o caminho. Para quem planeja comprar um lugar pra chamar de seu, vale apostar em parcelas menores. Por mais numerosas que sejam, é um caminho mais seguro para suportar os solavancos econômicos (e o movimento idêntico das taxas).

Quem visa investir pode se beneficiar com uma boa entrada, já que com juros mais baixos é possível quitar o imóvel mais rapidamente. Não esqueça de levar em conta gastos com condomínio e IPTU. Não são raras as unidades com preços extremamente atrativos que camuflam um gasto maior.

Não espere pelo fim da pandemia

Se você quer comprar ou vender um imóvel, por incrível que pareça, a hora é agora. E se você atua no mercado imobiliário, o momento é propício para fazer negócios e lançamentos. Quem esperar pelo fim da pandemia vai largar em desvantagem. Conte a Amim Imóveis para fazer a ponte entre você e o seu sonho.

 

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT