Loading

O que tem mais o meu perfil: apartamentos compactos ou mais espaçosos?

philipp-berndt-5i0GnoTTjSE-unsplash

Vantagens e desvantagens de ambos 

A cabeça de quem vai adquirir o primeiro imóvel é cheia de dúvidas. Uma das mais comuns é com relação ao tamanho. Podem surgir questionamentos como “será que preciso mesmo de um apartamento tão grande?” ou “será que vou conseguir viver tranquilo em um apartamento compacto?”.

Há algumas décadas, um apartamento bom era sinônimo de um grande espaço, com vários cômodos. Com o tempo, os imóveis compactos foram se popularizando, como uma consequência da mudança na rotina das pessoas e das cidades. Por isso, com frequência, há a dúvida entre um e outro. Selecionamos algumas formas para te ajudar a descobrir qual é o seu perfil e escolher o apartamento ideal.

Vantagens e desvantagens de um apartamento compacto 

Os apartamentos compactos estão cada vez mais populares. Isso é uma consequência da mudança na vida dos brasileiros. Por exemplo, no tempo dos nossos pais e avós, era comum casar mais cedo, ter muitos filhos e uma rotina mais calma. Hoje em dia, as famílias são menores. Essa transformação fez com que os apartamentos compactos se tornassem mais procurados. Entre as vantagens de viver em um imóvel assim, está a praticidade. Não é preciso muito esforço e tempo para limpar ou organizar os cômodos. Além disso, se locomover pelo ambiente e até encontrar objetos perdidos fica mais fácil.

Outra vantagem dos compactos é a economia. Além do valor do aluguel ou compra ser mais barato do que os de apartamentos maiores, tudo você vai gastar menos: água, energia elétrica, produtos de limpeza e materiais de construção, quando houver necessidade de manutenção. Agora vamos falar das desvantagens? Como você vai ter menos espaço, é necessário priorizar os móveis que farão parte dele. Receber visitas também é mais complicado quando se vive em um apartamento compacto. Um sofá-cama pode ajudar a resolver o problema, mas mesmo assim, vai ser difícil receber toda a família nas férias. Já para quem tem cachorro em casa, se for de uma raça de grande porte, morar em apartamento compacto é uma desvantagem para o animal, que pode ficar mais estressado pela falta de espaço. Uma outra desvantagem é não ter um espaço confortável destinado para o home office, atividade cada vez mais usual.

Vantagens e desvantagens de um apartamento espaçoso 

Os apartamentos espaçosos não possuem as mesmas desvantagens que os compactos, mas também apresentam pontos que podem incomodar. Começando pelas partes positivas, um apartamento com mais espaço é sinônimo de ter mais liberdade para praticar diversas atividades em casa. Você pode, por exemplo, separar um cantinho especial para relaxar ou praticar seus hobbies. Ter mais espaço é vantajoso também para receber parentes e amigos, e como a privacidade é maior, você poderá realizar diversas reuniões em casa. Se você tem animais de estimação, principalmente os de porte grande, um apartamento espaçoso é ideal também. Montar um espaço de home office é uma outra vantagem que conta bastante.

Quanto às desvantagens, um apartamento espaçoso depende de mais recursos financeiros, já que consome mais recursos. A limpeza também e manutenção precisam de mais tempo e gastos, o que pode ser um problema para quem passa muito tempo fora de casa.

Apartamento compacto ou espaçoso: qual escolher? 

Depois de entender as vantagens e desvantagens de cada um deles, o próximo passo é ter autoconhecimento e saber qual é o seu perfil. Sabendo do que você gosta mais e como é sua rotina, é fácil escolher o imóvel ideal.

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT