Loading

Após crise mercado imobiliário reage no Rio de Janeiro

mercado imobiliário

O mercado imobiliário sofreu os impactos da crise econômica mundial nos últimos anos, principalmente entre 2016 e 2017. A partir de 2019, o cenário foi melhorando e deixando os economistas animados. O setor de imóveis no Brasil e no mundo vem alcançando bons desempenhos, e no Rio de Janeiro não é diferente.

De novembro de 2018 a novembro de 2019, houve um crescimento de 32% no número de imóveis. No Rio de Janeiro, as negociações do setor cresceram 4,9% no terceiro trimestre do ano passado, de acordo com um levantamento feito pelo Secovi Rio (Sindicato de Empresas de Habitação). Esses dados resultam em otimismo: para 2020, os investimentos devem crescer 4,1%, acima do PIB, puxados pelo mercado imobiliário.

Juros baixos favorece o mercado imobiliário no Rio de Janeiro

O momento favorável para o setor de imóveis no Rio de Janeiro é consequência de melhorias na infraestrutura em diversas cidades do estado, campanhas de incentivo e também os juros baixos atuais da economia brasileira.

A taxa Selic, uma das que mais influencia o consumo, teve uma queda em 2019, estimulando as vendas. Além disso, linhas de crédito em diversos bancos estão proporcionando investir em imóveis com mais facilidade. A Caixa anunciou, em outubro de 2019, uma redução nos juros para financiamento imobiliário, nas linhas do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). Instituições financeiras privadas, como o Itaú Unibanco e Bradesco, estão testando financiamento para pessoa física e incorporadoras.

Niterói se destaca no mercado imobiliário

Além da capital carioca, Niterói é uma das cidades do Rio de Janeiro que mais se destaca no mercado imobiliário. Alto IDH, paisagens de tirar o fôlego e uma infraestrutura de alta qualidade são alguns dos motivos para isso. Em novembro de 2019, o Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro (SECOVI-RIO) realizou um evento para falar sobre o cenário do setor de imóveis em Niterói.

A avaliação do cenário atual e das perspectivas mostrou boas expectativas para a cidade. O metro quadrado no momento está com um preço acessível e tende a ser valorizado nos próximos meses, ideal para quem deseja investir em um imóvel com altas chances de lucratividade.

Vantagens de investir em um imóvel em Niterói

Com praias belas e limpas, Niterói é ideal para quem gosta de estar perto da natureza, mas sem perder os benefícios de viver em uma cidade grande. Além de ser próxima da capital, a cidade possui escolas, universidades, shoppings e várias opções de lazer e diversão.

Apesar da tendência de valorização do metro quadrado para os próximos anos, o custo de vida de Niterói é bem mais barato, quando comparado à cidade do Rio de Janeiro, seja em hotéis, pousadas, ingresso de cinemas, shows e alimentação.

Como você pode perceber, o mercado imobiliário no Rio de Janeiro está em um ótimo momento. A fase é ideal para quem deseja realizar o sonho de ter o imóvel próprio ou quer investir . Em Niterói, essas boas avaliações e projeções fazem da cidade uma das mais vantajosas para o mercado imobiliário.

Deseja ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado imobiliário? Continue acompanhando o nosso conteúdo.

Amim Imóveis

Amim Imóveis

1 Comment

  • Claudia Lucia

    Excelente reportagem, incentiva aos futuros compradores.

    31 de janeiro de 2020 at 12:47

LEAVE A COMMENT