Loading

Conheça as melhores trilhas para se fazer em Niterói

trilha-niterói

Niterói é uma das cidades mais procuradas para moradia ou turismo no Rio de Janeiro. Fundada em 1573, a cidade já foi capital carioca entre 1834 e 1894 e atualmente possui um bom IDH, além das belezas naturais.

Lindas praias, reservas naturais e fortes unem lazer, conhecimento e também a prática esportiva. Quem visita Niterói pode usufruir de passeios incríveis gastando menos do que na capital e com mais segurança, uma vez que só em 2018, por exemplo, a cidade chegou a investir 80 milhões de reais em planejamento inteligente de segurança nos seus bairros.

Entre as opções turísticas de Niterói, estão as trilhas. As caminhadas ao ar livre são excelentes para quem gosta de se divertir praticando esportes e estando em contato com a natureza. Separamos algumas dicas para quem deseja fazer esses passeios.

Fortes de São Luiz e Pico

Os Fortes de São Luiz e Pico são ótimos para quem adora saber mais sobre lugares históricos e ainda aproveitar uma bela vista. Localizado no bairro Jujuruba e com acesso pelo Forte Barão do Rio Branco, a trilha possui uma estrada que corta a Mata Atlântica e oferece uma bela vista da Baía de Guanabara.

Parque da Cidade de Niterói

Localizado no Morro da Viração, o Parque da Cidade de Niterói possui trilhas e oferece também opções de esportes como o voo livre. O local tem 150.000 metros quadrados de pura natureza e ainda um mirante, que permite observar as praias de Itaipu e Piratininga.

Morro Santo Inácio

O Morro Santo Inácio fica entre os bairros de São Francisco e Maceió. Para chegar ao local, é preciso entrar à esquerda do Parque da Cidade. Com 342 metros de altura, a trilha oferece uma bela visão de Niterói e do Rio de Janeiro, com vários mirantes, e não é tão explorada quanto outras.

Costão de Itacoatiara

A trilha do Costão de Itacoatiara, ou Morro do Tucum, é uma das mais procuradas de Niterói.  O início da rota fica no final da Rua das Papoulas. São 217 metros de altitude, 2 km de comprimento e intensidade leve, mas com trechos bastante íngremes durante o percurso.

Para evitar filas e tumulto, desde 2017, há um controle de acesso. São permitidos até 200 participantes por vez e a entrada permitida é de 8h às 18h.

Pedra do Elefante

A trilha da Pedra do Elefante tem 412 metros de altura e pertence ao Parque Estadual da Serra da Tiririca. A trilha de 4 quilômetros tem uma duração média de 3 horas e oferece mais dificuldades, principalmente para quem não é habituado. No final do percurso, uma bela vista para as cidades de Niterói e Maricá.

Morro das Andorinhas

Busca trilhas mais fáceis de fazer? A do Morro das Andorinhas é assim. A trilha tem 196 metros de altura e 40 minutos para completar. O início do caminho é na Praia de Itaipu.

Agora que você já conhece trilhas bacanas em Niterói, chegou a hora de aproveitar a natureza, não é mesmo? Não se esqueça de ir com equipamentos de segurança, estar alimentado e beber bastante água. Dependendo da trilha que você escolher, leve alimentação, nem que seja uma fruta.

Se você gostou desse artigo, continue nos acompanhando

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT