Loading

O futuro é agora! A domótica está cada vez mais presente nos imóveis.

domotica_05
A tecnologia está trazendo mudanças em todos os aspectos, entre eles o habitacional. A domótica está em alta e vem deixando os ambientes modernos, práticos e, especialmente, seguros. Você sabe o que essa tendência significa?

O que é e como surgiu a domótica?

A domótica é uma tecnologia de gerenciamento de ferramentas habitacionais. O termo é a fusão de domus (casa) com robótica e se refere à automação dos lares.

O surgimento da domótica se deu nos anos 1980, quando a tecnologia começou a ser utilizada para controlar sistemas nas casas, como a iluminação, climatização e fechaduras. O objetivo dessa automação é encontrar soluções e tornar a moradia das pessoas mais práticas, seguras, confortáveis e organizadas.

A domótica consiste em um sistema central que controla diferentes pontos da casa. Em cada cômodo há um ponto de controle, mas você pode também regular as funções por meio de um tablet.

 

Quais as funções controladas pela domótica?

O sistema controla das fechaduras à climatização do ambiente. Você pode ligar e desligar as luzes, além de controlar a intensidade. Pode abrir e fechar cortinas, ligar ou desligar o ar-condicionado e regular a temperatura automaticamente, de acordo com o tempo de cada dia. Sistemas de som, como o home theater, são também controlados pela central. Se na sua casa tiver jardim, você pode conectar o sistema de irrigação à central.

Ela vai irrigar o solo automaticamente, em intervalos, e até perceber quando há a necessidade de mais água. Quanto às fechaduras, substitua várias chaves por códigos ou até biometria para trancar ou abrir as portas.

Quais os benefícios da domótica?

A domótica propicia diversos benefícios aos moradores dos lares onde está presente. No geral, a tecnologia aumenta a qualidade de vida das pessoas, mas esse grande benefício pode ser dividido em outras vantagens. Entre elas:

Segurança, pois só pessoas que têm acesso ao sistema podem entrar ou sair da casa, além de evitar roubos ou extravios de chaves. Entrar em casa se torna mais rápido com a automação, protegendo os moradores de assaltos ou sequestros.

Economia de energia, pois a tecnologia otimiza o uso das lâmpadas e pode controlar desde a intensidade até ligar ou desligar quando não tem ninguém nos cômodos. A longo prazo, os moradores irão sentir a diferença na conta de luz.

Praticidade e conforto, já que é possível controlar aparelhos de forma fácil e rápida, mesmo à distância. Com apenas um clique, persianas são fechadas, intensidade das lâmpadas transformadas, deixando o ambiente mais confortável e de acordo com a vontade dos moradores.

Adeus chaves: como a domótica atua nas fechaduras?

Já pensou em se livrar de andar com um molho de chaves que podem se perder com facilidade? Isso é possível por meio das fechaduras eletrônicas.

Essas fechaduras estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil, mas já são utilizadas em outros países há bastante tempo. Podem ser de vários modelos, utilizando cartão, senha ou biometria.

Existem fechaduras eletrônicas com capacidade de cadastrar até 200 pessoas, que podem ser utilizadas em empresas ou residências. Elas contam com alarme anti-arrombamento, oferecem uma boa duração às pilhas e baterias e muito mais seguras do que as comuns. Como os modelos estão se popularizando no Brasil, o preço já está acessível.

Como você pode perceber, a domótica é aplicável em todos os cômodos da casa. Abraçar essa tecnologia traz inúmeras vantagens e é ideal para os tempos atuais. Com a correria da rotina, economizar tempo é algo precioso e não há melhor aliado para fazer isso em casa do que a domótica.

Você já faz uso dessa tecnologia na sua casa? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Conta pra gente nos comentários!

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT