Loading

Tudo o que você precisa saber para poupar tempo na hora da mudança

Mudança de apartamento: como facilitar o processo | Foto: Foto: Reprodução Internet

Mudança. Só de pensar nesse processo, a maioria das pessoas já sente calafrios. É muita coisa pra organizar, muita coisa para se desfazer, muita coisa para cuidar ao mesmo tempo. Mas calma! Sempre dá para descomplicar e nós vamos te mostrar que também é possível na hora de trocar de casa / apartamento. Entre questões essenciais e toques simples, confira 10 dicas que podem ser muito importantes, poupar seu tempo e aliviar as dores do processo de mudança.

Regras do condomínio

Caso você seja morador de um condomínio ou esteja se encaminhando para um (ou ambos), você precisa deixar avisado previamente sobre sua movimentação. Existe a limitação de horários, às vezes é necessária a presença do gestor do condomínio e, o mais importante, devido à circulação de pessoas estranhas nas áreas comuns. Muitas vezes esse processo é feito sem que a administração seja avisada, o que pode gerar dores de cabeça, como um caminhão de mudança sendo mandado de volta, por exemplo. Fique atento.

Faça listas

Quando olhamos aquele monte de coisas, podemos ficar em desassossego e concluir: por onde começo? Nós garantimos: tudo é questão de gerenciamento do tempo. Temos que planejar a organização contando com as nossas limitações do dia a dia e, de preferência, com uma antecedência razoável. Listas sempre podem te ajudar. Anote num papel, use um aplicativo, salve no e-mail… não importa a mídia, mas comece listando seus bens e, a partir daí, decida aquilo que vai levar, aquilo que você não precisa mais e pode ser doado, aquilo que já deveria ter ido para a lixeira.

Caixas

Arranje muitas caixas em tamanhos diversos. Elas serão extremamente úteis na organização das suas coisas, especialmente as mais delicadas. Antes de colocar as suas coisas dentro das caixas, forre elas com papel ou algum outro material que diminua o impacto na hora da movimentação. Ah, não esqueça de identificar tudo! Da maneira que achar melhor, aponte para onde deve ser levada a caixa.

Pesquise bastante e economize

Este é um daqueles momentos nos quais devemos aproveitar bastante o potencial da Internet para encontrar boas ofertas e avaliar a opinião de outros usuários sobre um serviço. Mas, é claro, nunca deixe de lado a opinião das pessoas conhecidas sobre o que vai precisar. Existe uma grande variedade de opções de frete, por exemplo, que você encontra online. Você pode simular o custo, comparar, ver o que estão dizendo sobre a empresa… o poder de escolha é todo seu.

Nada se cria

Sabe aquele reparo de reaproveitamento que você está pensando em fazer há algum tempo? Esse é o momento ideal. Você pode enviar seu móvel para o conserto – ou customização – e pedir para os profissionais que vão fazer a alteração entregarem já no seu novo endereço. Desta forma, você vai economizar tempo e trabalho no momento de colocar tudo no caminhão.

Tamanhos e medidas

Seu novo imóvel pode ter medidas muito diferentes do antigo, sendo assim é importante medir todos os cômodos, de acordo com os espaços que pretende usar, para descobrir se suas cortinas, armários e o restante dos móveis vão se encaixar onde você deseja. Isso pode ajudar muito na hora de descarregar a mobília, pois tudo já é deixado no local certo.

Sempre é hora de desapego

Podemos dizer que sempre é um bom momento para desapegar e dar um novo significado às coisas que não usamos mais. No entanto, o momento da mudança de apartamento é ainda mais propício a isso. Doe as coisas que não precisa mais, essa troca de energia com certeza será bem positiva! Caso tenha tempo e queira recuperar o investimento em algumas coisas de valor, uma opção interessante pode ser fazer um bazar com seus amigos. De quebra, você ainda ganha uma reunião divertida.

Serviços essenciais

Deixe tudo o que conseguir agendado com antecedência. Transferência de linha telefônica, do serviço de Internet, troca do endereço da conta de luz, da cobrança de TV a cabo… nem sempre essa é uma estrada percorrida sem problemas, mas antecipar pode ser uma boa solução para isso não se tornar um motivo de estresse. Além disso, quando chegar na casa nova e estiver com tudo pronto, você certamente vai querer desfrutar da sua Netflix no conforto do novo lar!

Documentos e instalações

Guarde seus documentos e coisas de valor mais alto com você. É sempre bom estar atento quanto aos riscos de extravio durante a mudança. E sobre as instalações, é sempre bom que nos primeiros dias você já tenha alguém (se você mesmo não tiver estas habilidades) para fazer as mais básicas, como prateleiras e outros itens que precisem de furadeira.

E os bichinhos?

No caso dos animais de estimação, é sempre melhor que eles não participem da mudança em si. Caso você tenha familiares ou amigos que possam abrigá-los nesse momento, ótimo. Se não tiver, existem opções a baixo custo de hospedagem para o seu bichinho. A movimentação pode deixá-los agitados e eles podem se tornar uma preocupação a mais na hora de se mudar.

Não existe nenhuma fórmula secreta para trocar de apartamento ou casa sem enfrentar perrengues (assim como para nada na vida). Acreditamos que essas dicas podem te ajudar a realizar sua mudança de forma mais tranquila e, como sempre, esperamos que nossa pequena lista seja útil e esteja nas suas mãos (ou no seu computador) na hora certa.

Tags

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT