Loading

Lista: 10 bairros de Niterói que você precisa conhecer melhor

Vista aérea de Niterói | Foto: Cyro A. Silva

Por que morar em Niterói? Vem descobrir com a gente. A antiga capital do Estado do Rio de Janeiro é uma região com uma série de atrativos que não se restringem às praias e aos encantos naturais. A cidade de Niterói tem o sétimo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e o primeiro do Rio (0,837)*, sendo o único município fluminense com o IDH considerado muito alto. Uma análise realizada pela consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária** apontou a Cidade Sorriso como a 3ª melhor cidade do país para se investir em imóveis no país.

Para chegar a este resultado, a consultoria analisou todos os municípios do país com menos de um milhão de habitantes (99% das cidades brasileiras) e detalhou as características da demanda de cada uma delas. A ideia da pesquisa foi reconhecer o potencial de crescimento de cada uma das regiões analisadas com base em critérios como: renda per capita dos moradores, nível de instrução educacional e vínculo empregatício, números de empresas atuantes e déficit imobiliário (pessoas em busca por moradias).

O estudo buscou seguir um conceito diferente de análise do mercado imobiliário. Em vez de focar a avaliação na oferta, concentrou-se na questão da demanda e, assim, tornou a pesquisa mais voltada para as possibilidades futuras.

Repleta ainda de opções culturais, Niterói abriga excelentes universidades e tem bairros com características diversas em um espaço geográfico relativamente pequeno para um município da Região Metropolitana. Com uma população de aproximadamente 487 mil moradores, a cidade tem uma das taxas de analfabetismos mais baixas do país (2,3%).

Além disso, uma pesquisa recente da FGV (censo dos médicos de 2007) apontou que a cidade é uma das mais bem colocadas do mundo na proporção quantidade de médicos / contingente populacional. Segundo o estudo, Niterói tem 93 habitantes para cada médico. Para efeito comparativo, em Cuba, país conhecido pela alta quantidade de profissionais de medicina, são 169 pessoas por médico.

Então vamos conversar sobre o que as vizinhanças mais bacanas de Niterói têm a oferecer? Nossa ideia é listar 10 bairros que podem ter a ver com o estilo de vida que você pretende levar. Não estamos dizendo que há melhores e piores, mas sim que você pode encontrar a sua morada perfeita levando em conta o perfil de cada região. Vem conferir com a gente!

Quer saber de que bairros estamos falando? Clique aqui para acessar nosso e-book: bit.ly/10BairrosNiteroi.

Tags

Amim Imóveis

Amim Imóveis

LEAVE A COMMENT